Menu

sábado, 27 de julho de 2013

Obesidade Androide e Ginoide, você sabe o que é e como evitar?

Obesidade Androide

A obesidade androide é como se fosse uma “massa gorda” predominante em áreas especificas do corpo, como por exemplo, na área do abdômen dando o famoso formato de maçã.
Esse tipo de obesidade é também conhecido como obesidade alta, central e troncular, é uma obesidade predominante nos homens, sendo de alto risco para a saúde.
Ela é considerada de alto risco para a saúde, pois faz com que o indivíduo tenha grandes chances de contrair problemas cardiovasculares e também morte prematura. Esse tipo de obesidade tem pontos críticos como: resistência à insulina, diabetes do tipo 2, inflamações, trombose entre outros.

Este tipo de obesidade é considerado de alto risco porque um acúmulo predominante de células gordurosas na região abdominal.”

Obesidade Ginecoide (Ginoide)


Diferentemente da obesidade androide, a obesidade ginecoide é um tipo de obesidade predominante em mulheres.
As áreas em que a obesidade ginecoide atua são em áreas como o quadril, glúteos e femorais, é um tipo de obesidade que oferece menor risco de saúde (“menor risco de complicação metabólica”) ao indivíduo.
É também conhecida como obesidade baixa, periférica ou glúteo-femoral, associando-se ao famoso formato de pêra.


A avaliação da obesidade é feita através do cálculo das dobras cutâneas, fazendo o cálculo principal da medição da relação cintura-quadril ou através da circunferência abdominal.


LEMBRANDO que para evitar ter qualquer tipo de obesidade é necessário uma boa alimentação e hábitos de exercícios físicos!




Data de publicação: 27/07/2013

terça-feira, 23 de julho de 2013

Massa gorda

Você já ouviu falar de massa gorda?

Sabe aqueles dias em que acordamos e vamos olhar o nosso estado físico no espelho e vemos aquelas gordurinhas indesejadas? Essas gordurinhas são chamadas de massa gorda.
A massa gorda é toda aquela gordura localizada, a qual não faz bem à saúde, na teoria, é o parâmetro que melhor define a obesidade. Com a massa gorda, temos o aumento do colesterol, problemas cardiovasculares, hipertensão, entre outros, acarretando milhares de problemas de saúde.
“O consumo exagerado de proteínas conduz ao aumento da gordura corpo­ral, uma vez que, em geral, os alimentos ricos em proteínas são também importantes fornecedores de gordura.”
Então, para termos saúde, é preciso que haja perda da massa gorda e aumento de massa magra que é a “gordura” saudável (citada no post anterior), ou seja, para perdermos as gordurinhas localizadas, é preciso praticar exercícios físicos(de preferência os que exigem força física), mudar a alimentação, ter hábitos saudáveis em geral.
Dica:
Os tipos de exercícios físicos que mais ajudam na perda de massa gorda são exercícios que consistem basicamente em levantar pesos de forma adequada podendo incluir exercícios com o próprio peso do corpo, exercícios do tipo treino em circuito, no qual fazemos vários exercícios seguidos com pouco tempo de descanso entre séries, exercícios anaeróbicos que consistem períodos de recuperação menos intensos. 


Data de publicação: 24/07/2013

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Você já ouviu falar de massa magra?


Como ganhar Massa Magra?

Como todos sabem, para conseguirmos emagrecer saudavelmente, o nosso corpo necessita de uma boa alimentação e práticas de exercícios físicos, mas para isso precisamos conseguir a massa magra em nosso corpo.
Essa massa magra da qual falamos, quer dizer a perda de gordura localizada no corpo e ao aumento da massa muscular, que é o tipo de massa saudável. Quando falamos em ganho de massa magra por meio do exercício nos referimos, principalmente, ao aumento da massa muscular e para alcançar esse objetivo uma das coisas que ajudam no aumento dessa massa é a musculação.

Então, para quem quer ganhar massa magra o ideal é uma dieta rica em carboidratos e em quantidades razoáveis de proteína.
Uma dieta adequada e rica em proteína são as de origem animal como:
ü  Carnes e aves: a preferência de carne para o ganho de massa magra são as carnes brancas, como o frango, evitando assim as gorduras saturadas, pois a carne vermelha é de difícil digestão e pode ser que acabe ocorrendo efeito contrário na dieta.
ü  Peixes: A sardinha é uma boa pedida de proteína!
ü  Leite e derivados
ü  Ovos
Outros tipos de alimentos que você pode incluir em dia dieta são:
O iogurte : Pode ser usado no intervalo de 3-3 horas ara a alimentação, ajudando assim, a ganhar massa magra.
 Cereais integrais: bons exemplos de cerais integrais são pães, biscoitos como cookies e cereais mesmo. Eles têm rica fonte de carboidrato ajudando o indivíduo no fornecimento de energia (Consumi-los ao longo do dia é muito bom para quem quer emagrecer).
Frutas: É sempre bom ter uma alimentação saudável e para isso alimentar-se no intervalo de 3-3 horas com frutas é muito bom para o ganho de massa magra. Seja comendo uma maçã, banana, ou até mesmo tomando um soco natural ou vitaminas, é ótimo para a saúde e ajuda muito no bem estar físico e mental!

Não se esqueça, para uma mudança no seu físico e ganho de massa magra depende SÓ DE VOCÊ!!! Pratique exercícios, mude a sua alimentação e siga as dicas do blog!

Calcule o seu Peso Ideal aqui no Blog! 


Data de publicação: 15/07/2013

terça-feira, 2 de julho de 2013

Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA's)

                              O que são as DTA's?



Nota-se que as DTA's são Doenças Transmitidas por Alimentos. São várias as formas de transmissão, sendo causada pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados, são existentes no mundo muitos casos de mortalidade através da DTA, 01 criança morre no mundo a cada 5 MINUTOS devido as DTA’s. 

Os alimentos mais envolvidos em DTA's são: Pratos muito manipulados (como o salpicão), refeições que levam maionese, doces e salgados recheados e pratos preparados de um dia para o outro quando mal conservados (como a feijoada). A maioria das DTA's são causadas por Fungos, Vírus (Rotavírus, Noravírus, etc.), Bactérias (Salmonella spp, Shigella spp, Escherichia coli, etc.) e Parasitas (Entamoeba histolytica, Giardia lamblia, Cryptosporidium parvum, etc.).

Esse tipo de doença ainda é “novo” no Brasil, é mais conhecido apenas em alguns estados e/ou municípios, acontece devido à falta de saneamento, a fatores socioeconômicos, educacionais e culturais.

A proliferação dessa doença dá- se pela falta da higiene de utensílios, mãos e equipamentos, pela contaminação cruzada (que é o cruzamento entre alimentos crus e cozidos) que geralmente acontece na arrumação da geladeira, no uso de alimentos contaminados, na exposição dos alimentos em tempo e temperatura inadequados ou cozimento insuficiente.

Os sintomas que devemos ficar atentos são devido à “falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e febre”. Os sintomas em crianças com DTA são diarreia e vômitos, os sintomas em adultos são: comprometimento do estado geral, febre persistente por mais de três dias e sangue nas fezes.

Para a prevenção de DTA’s, deve- se ter certos cuidados:

 Lavar as mãos constantemente (após pegar em fraldas, lixos, depois de tocar em animais, antes e após manipular um alimento, etc.);
 Evitar comidas vendidas por ambulantes; 
 Manter os alimentos fora do alcance de animais / insetos / roedores; 
 Evitar a contaminação cruzada entre alimentos crus e cozidos ; 
 Beber água potável; 
 Não tomar banho ou nadar em piscinas, lagos ou rios com água contaminada/poluída; 
 Evitar ao máximo a ingestão de alimentos crus (que muitas pessoas adoram o famoso Sushi, que é um prato cheio para as DTA’s); 
 Manter o alimento em tempo e temperatura correta;
 Higienizar corretamente um alimento antes de ingeri-lo (como frutas e verduras);
 Dentre outras formas de prevenção. 

                                                         Curiosidades: 

                           
 Surto quer dizer, quando DUAS ou MAIS pessoas comem o mesmo alimento e apresentam os mesmos sintomas de doença.

• As temperaturas em que devem ser mantidos os alimentos para evitar crescimento microbiano são: Abaixo de 5º ou acima de 65º.

• No reaquecimento de um alimento a temperatura deve ser de 74º no centro do alimento (a medida da temperatura é feita através de um termômetro próprio para tal uso).

• Para realizar a higienização de alimentos, deve- se ser feito uma solução clorada (Uma colher de sopa de cloro para 1L (um litro) de água). 

                         

Data de publicação: 02/07/2013