Menu

sábado, 14 de dezembro de 2013

Proteínas e suas fontes

Proteínas

A ingestão de proteína é de total importância para praticantes de exercícios físicos, pois ela tem como uma de suas funções preservar a massa magra durante o treino e evitar a degradação muscular (PINHEIRO; PORTO; MENEZES, 2005).
Sabe- se que a ingestão de proteínas é essencial para manter o corpo em funcionamento, portanto, é necessário muito cuidado com o seu excesso. Muitas pessoas recorrem a dietas restritivas em proteínas para a perda de peso e o ganho de massa magra ou melhorar o desempenho da musculação, mas, de acordo com a entrevista feita com o endocrinologista Alfredo Halpern no programa Bem Estar “o excesso pode sobrecarregar o rim, entupir artérias e até mesmo prejudicar o coração”.
A proteína tem função algumas funções principais, as quais podem ser citadas:
A manutenção da pressão osmótica sanguínea, liberação de hormônios, é um nutriente energético o qual fornece a cada 1g consumido 4 kcal; função estrutural como no esqueleto, musculatura, tecidos conjuntivos e epiteliais, tecido nervoso;

Fontes em que são encontradas:

Elas desempenham um papel muito importante em nosso organismo, pois fornecem material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos.
As proteínas podem ser de origem vegetal ou animal. Os alimentos mais ricos em proteína são, basicamente, aqueles de origem animal, embora algumas combinações de vegetais também se transformem em grandes fontes de proteína. As proteínas de origem animal são alimentos como ovos, leite, queijo, iogurtes, peixes e carnes.
Os alimentos de origem vegetal ricos em proteínas, necessitam (em geral) estar combinados para que a união dos aminoácidos forme proteínas de boa qualidade e podem ser citados como exemplos de proteínas vegetais:
  • Arroz e feijão
  • Ervilhas
  • Lentilhas e trigo sarraceno
  • Quinoa e milho
  • Arroz integral
  • Soja

Proteína na dieta

Uma dieta hiperproteica contém 1.5 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia, e pode ser uma boa estratégia para aumentar a massa muscular (hipertrofia) e definir o corpo. Acompanhada de um bom programa de treino para hipertrofia muscular, uma dieta rica em proteínas ajuda a aumentar massa muscular, emagrecer e definir o corpo (ZANIN,2013).

Proteína magra

Os alimentos ricos em proteína magra são os alimentos ricos em proteínas porém com uma menor quantidade de gordura. Daí, podem ser citados:
  • Alimentos ricos em proteína de origem vegetal como feijão, grão, favas, lentilhas ou ervilhas.
  • Alimentos ricos em proteína de origem animal com pouca gordura como carne de frango e peru sem pele, clara de ovo e peixes magros como a pescada.

Veja agora a tabela de alguns alimentos ricos em proteínas e sua energia (kcal):
Bem Estar - Infográfico sobre proteína (Foto: Arte/G1)


Fonte: G1, 2013. Ingerir proteína é essencial na dieta, mas excesso causa riscos à saúde. Disponível em: . Acesso em: 14/12/2013
Fonte:PINHEIRO D. M., PORTO K. R. A., MENEZES M. E. S. A Química dos Alimentos: carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais. Maceió/AL, 2005. Disponível em: . Acesso em: 14.12.2013 
Fonte: ZANIN, Tatiana; Alimentos ricos em proteínas, Tua Saúde,2013. Disponível em: . Acesso em: 14/12/2013

Data de publicação: 14.12.2013


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Os Carboidratos e suas fontes

Carboidratos

Os carboidratos são fontes de energia para o nosso corpo, tanto é que ele é o nutriente mais utilizado por praticantes de atividades físicas. Ele é o principal combustível utilizado na contração muscular e é o nutriente mais importante para o desenvolvimento atlético.
As reservas de carboidratos no organismo são limitadas: quando esgotadas, impedem que os atletas pratiquem exercícios intensos, podendo levar à fadiga. Para melhorar o desempenho é comum consumir suplementos de carboidratos durante a competição. Os atletas que praticam exercícios intensos regularmente devem ingerir uma dieta rica em carboidratos para que possam repor as reservas de energia entre os treinos. A reposição total das reservas de carboidratos do organismo leva, no mínimo, 20 horas (HARGREAVES,2000).
A ingestão dos carboidratos durante o exercício aumenta a disponibilidade de glicose no sangue e mantém a capacidade do organismo em utilizá-la como fonte de energia durante os exercícios (HARGREAVES,2000).
As fontes de carboidrato que podem ser citadas são:
• Pães, massas
• Os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc);
• Os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc);
• Os açúcares (mel, frutose, etc).
Cada grama de carboidrato fornece ao corpo 4 Kcal e, uma alimentação equilibrada, deve conter entre 50 e 55% de carboidratos, mesmo durante uma dieta para emagrecimento (ZANIN,2013).
São os alimentos ricos em carboidratos que formam a base da pirâmide alimentar. Então, uma alimentação equilibrada deve conter entre 6 a 11 porções de alimentos desse grupo. Uma porção de pão é equivalente a uma unidade de 50g, ou 4 colheres de sopa de arroz ou macarrão já cozidos, por exemplo (ZANIN,2013).
Alguns alimentos ricos em carboidratos complexos são a maçã, a pera, a banana pouco madura (quanto mais madura, mais rica em carboidratos simples), o leite, iogurte, lentilhas, grão de bico, centeio (ZANIN,2013).

Como ganhar massa muscular através dos Carboidratos?

 
Para ganhar massa muscular é necessário consumir, antes do treino, alimentos ricos em carboidratos com curva glicêmica baixa ou moderada. Eles fornecem energia mais lentamente e por mais tempo, o que melhora a resistência do atleta durante a atividade física, treinando melhor e mais tempo sem entrar em exaustão (ZANIN,2013).
Logo após o treino, alimentos ricos em carboidratos de alto índice glicêmico aceleram a recuperação muscular. Um bom suco de laranja, por exemplo, com ou sem suplemento proteico, deve ser ingerido logo após o treino, especialmente durante os primeiros 30 minutos após o fim da atividade, melhorando o desempenho físico (ZANIN,2013).

Veja o quadro a seguir de algumas fontes de carboidratos:
Veja agora, quantas calorias fornece 100g de alguns carboidratos :



Fonte:http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-carboidratos/
Fonte: HARGREAVES M. Carboidratos Melhoram o Desempenho. Sports Science Exchange. Gatorade Sports Science Institute, v. 12, n. 4, abr/mai/jun. 2000. Disponível em: http://www.gssi.com.br/. Acesso em 11.12.2013.

Data de Publicação: 11/12/2013