Menu

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Avaliação Nutricional

            Você sabe o que é uma avaliação Nutricional?

A Avaliação Nutricional é realizada por um nutricionista,o qual determina o estado nutricional de determinado indivíduo, detectando suas necessidades alimentares, sendo assim, é elaborada uma dieta adequada para cada tipo de pessoa e para cada tipo de doença como a obesidade ou a magreza, que podem causar sérios riscos de vida. 
Existem vários métodos diferentes para realizar uma avaliação nutricional, normalmente todos os métodos envolvem pelo menos o peso e a altura.
Uma das formas mais comuns para ser realizada a Avaliação Nutricional é através do Índice de Massa Corporal (IMC) (o qual foi falado no post anterior).
Ver post anterior :      

Veja o seu IMC na Calculadora de IMC do Blog!!


              Fonte: http://www.psicologia.spo.com.br/Informa%C3%A7%C3%B5es_especialidade_nutri%C3%A7%C3%A3o.htm
Data de publicação: 27/06/2013

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Você sabe o que é Índice de Massa Corporal e como se calcula???

                                                           ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC)

índice de massa corporalconhecido como IMC, é uma técnica utilizada para verificar o estado nutricional e observar se a pessoa está dentro dos padrões de normalidade com relação ao seu peso e estatura.
                 Esta técnica é medida por meio da fórmula:

                                                                IMC= PESO / (ALTURA²)

Neste cálculo leva-se em conta o peso e a altura do indivíduo, dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Este cálculo é uma forma simples e de grande importância para detectar se a pessoa apresenta um grau de desnutrição, se está no padrão de eutrófico (normal), sobrepeso, obesidade ou obesidade mórbida.
Após a realização do cálculo, deve-se observar o resultado de acordo com os seguintes valores:

Abaixo de 16
Magreza grau III
Entre 16 e 16,99
Magreza grau II
Entre 17 e 18,49
Magreza grau I
Entre 18,5 e 24,99
Eutrofia
Entre 25 e 29,99
Sobrepeso
Entre 30 e 34,99
Obesidade grau I
Entre 35 e 39,99
Obesidade grau II (severa)
Acima de 40,0
Obesidade grau III (mórbida)

Veja o seu IMC na calculadora do Blog !!!



Data de publicação: 20/06/2013

domingo, 16 de junho de 2013

Obesidade Infantil

Obesidade Infantil, o que pode ser feito para evitar?

            

Nota-se que no Brasil os casos de obesidade infantil vêm crescendo consecutivamente devido a vários fatores que o impulsionam. A obesidade vem crescendo a cada dia principalmente nas faixas de classe mais alta, pois as pessoas consomem mais alimentos de baixa qualidade e em grande quantidade, acarretando assim, problemas futuros graves, como a obesidade.
A obesidade é um caso muito preocupante principalmente em crianças de idade entre 5 e 6 anos e em alguns adolescentes, definindo- se assim, pelo nome de obesidade infantil. Há “vários métodos para classificar o indivíduo em obeso e sobrepeso.  O índice de massa corporal (IMC, peso/estatura²) e a medida da dobra cutânea do tríceps (DCT) são bastante utilizados em estudos clínicos e epidemiológicos”.
A criança que possui obesidade precisa ser acompanhada por um nutricionista, pois essa doença acarreta vários problemas de saúde, por exemplo, desenvolvendo a diabetes melito, aumento do colesterol, problemas cardiovasculares como a hipertensão, entre outros, não deixando de ressaltar que um alto índice de mortalidade infantil é dado pela obesidade. É muito importante a perda de peso, pois melhora e muito na saúde da criança, evitando assim, problemas cardiovasculares e diminuindo o perfil lipídico do corpo. Algumas maneiras que muitas pessoas preferem para poder perder peso são, fazendo uma caminhada, comendo moderadamente, praticando exercícios físicos, etc.
Sabe-se que uma criança segue suas alimentações de acordo com o que aprende com a família e pessoas que a cercam, que são chamados de fatores internos (como amigos, parentes), seguem suas alimentações também através dos chamados fatores externos que originam- se da vontade de comer, do psicológico do indivíduo e de suas preferências alimentares, além de que a criança tem que ser motivada a manter- se sempre ativa sendo empregada essa prática para toda a família.
Para a diminuição da ingestão calórica, deve-se ter uma alimentação e hábitos saudáveis, existem várias maneiras de se fazer isso, algumas delas são: Diminuir o hábito de comer assistindo televisão, diminuir refrigerantes, aumentar frutas, verduras e fibras nas alimentações diárias, diminuir o tamanho das porções dos alimentos, entre outros. Esses são alguns de muitos alvos que podem prevenir a obesidade entre crianças e adolescentes. 

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n3/v80n3a04.pdf

Data de publicação: 16/06/2013